Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Imagine se a qualidade da sua vida estivesse nas suas próprias mãos




     
     

    Sabia que dois nutrientes essenciais podem ajudar a manter-se saudável com o passar dos anos? Até os cientistas ficaram surpreendidos com os resultados dos estudos.

    Tal como a maioria das pessoas, provavelmente deseja manter-se ativo, cheio de energia, e desfrutar a vida — seja a passar tempo com os netos ou a dedicar-se às atividades que mais gosta.

    Manter uma alimentação saudável e cuidar de si próprio é essencial para a saúde, mas existem outros fatores que talvez não conheça e que podem fazer uma grande diferença.

    Selénio e Coenzima Q10

    Incluir selénio e coenzima Q10 na alimentação diária pode ajudar a preservar a saúde, mesmo em idades mais avançadas. O selénio é um mineral que está presente no peixe, frutos secos e cereais integrais. No entanto, a maioria dos europeus, mesmo com uma alimentação equilibrada, não consome quantidades suficientes. Em Portugal e na maior parte da Europa, os solos agrícolas são pobres em selénio, o que agrava a situação. Um estudo português, conduzido pela investigadora Catarina Galinha (médica e engenheira biológica), analisou amostras de solo e trigo provenientes de várias regiões do país, para identificar as causas dos baixos níveis de selénio nos alimentos e no sangue. A conclusão foi de que o trigo cultivado em solo português é muito pobre em selénio.  

    A coenzima Q10 é uma substância semelhante a uma vitamina, produzida naturalmente pelo organismo, mas cuja produção endógena diminui com o avanço da idade. Ao chegar aos 80 anos, o corpo possui cerca de metade da coenzima Q10 que tinha aos 20 anos.

    O selénio contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário e da tiroide, além de ajudar a proteger as células do stress oxidativo.

    Testado em seniores

    Cientistas escandinavos quiseram verificar o que aconteceria se um grupo de homens e mulheres de idade mais avançada, mas saudáveis, tomassem selénio e coenzima Q10 diariamente. Um total de 443 pessoas participou num estudo durante cinco anos. Metade dos participantes recebeu os suplementos SelenoPrecise (BioActivo Selénio) e Bio-Quinone Q10 (BioActivo Q10 Forte), enquanto a outra metade recebeu placebo — comprimidos idênticos, mas sem princípio ativo.

    No final do estudo, os resultados foram claros: os participantes que tomaram selénio e coenzima Q10 mantiveram um nível de saúde e qualidade de vida superiores em comparação com o grupo que recebeu placebo.

    A Pharma Nord, fabricante destes suplementos, dedica-se a desenvolver formulações bem absorvidas pelo organismo e eficazes. Este estudo fornece evidência científica que comprova que estes nutrientes podem realmente apoiar a saúde e o bem-estar mesmo na população mais idosa.

     

    Subscreva a nossa newsletter

    Notícias Saúde


    - e receba as nossas notícias de saúde e ofertas