Grande destaque no “Retratos da Saúde”: Porque é que os médicos estão focados na coenzima Q10

A coenzima Q10, uma substância com propriedades semelhantes às vitaminas, foi tema de destaque do programa Retratos da Saúde, de dia 14 de Julho. A Dra. Ana Paula Marum, médica especialista em Medicina Geral e Familiar, Medicina Integrativa e Ortomolecular, falou sobre este nutriente, em déficit nos mais velhos e nas pessoas que tomam medicamentos para reduzir o colesterol. Continue a ler para saber mais sobre a coenzima Q10.

Nos últimos anos, o interesse pela coenzima Q10 aumentou bastante na comunidade médica e científica. Esta substância foi inclusive tema de destaque na televisão, no programa da SIC Mulher, “ Retratos da Saúde”, no qual a Dra. Ana Paula Marum explicou como os níveis de coenzima Q10 tendem a reduzir com o aumento da idade ou como resultado da toma de medicamentos para baixar o colesterol (estatinas).

Produção de energia nas “centrais energéticas”

Afinal o que é a coenzima Q10? É uma substância natural que existe no interior das células, numa estrutura celular microscópica chamada mitocôndria. As mitocôndrias são pequenas “centrais energéticas” que produzem energia para todas as funções do organismo, tais como a contracção muscular, função cardíaca, actividade cerebral, etc. Algumas células, como por exemplo, as do músculo cardíaco, contêm mais mitocôndrias que outras.

Envelhecimento reduz níveis de Q10
Tal como a Dra. Ana Paula Marum referiu, não só os níveis de coenzima Q10 diminuem à medida que envelhecemos mas também com a toma de medicamentos para baixar o colesterol (estatinas), pois estes fármacos interferem com a síntese de Q10 no organismo.

Cardiologista explica os benefícios do Q10
Também no programa “Retratos da Saúde”, um médico cardiologista da Fundação Portuguesa de Cardiologia explicou a importância da coenzima Q10 para a saúde, e abordou o tema da suplementação alimentar.
Pessoas com insuficiência cardiaca têm o músculo cardíaco particularmente enfraquecido e precisam de mais energia para assegurar o bom funcionamento do coração.
 
O nutriente que mudou a vida de Maria do Rosário Mascarenhas
Maria do Rosário sentia-se muito cansada e não dormia, mas depois de adicionar nutrientes específicos à sua dieta notou uma grande diferença - muito mais energia, quer a nível físico, como mental e psicológico.

Para ver a entrevista, visite o site da SIC Mulher - “Retratos da Saúde”

Ensaio clínico de grande amplitude com Q10

Cientistas têm vindo a investigar o efeito da suplementação com coenzima Q10 em indíviduos saudáveis.
Um estudo sueco de 2013 obteve resultados muito positivos. Os investigadores recrutaram cerca de 450 idosos saudáveis, e dividiram-nos em dois grupos. Um grupo recebeu BioActivo Q10 Forte, um suplemento com coenzima Q10 e vitamina C que contribui para a redução do cansaço, em conjunto com selénio (SelenoPrecise), um micronutriente essencial para o sistema imunitário e para a hormona da tiróide.
O outro grupo recebeu placebo (sem substância activa), o procedimento normal neste tipo de ensaios clínicos.

Mais vitalidade, melhor qualidade de vida

Durante 4 anos, os dois grupos tomaram as respectivas cápsulas e comprimidos. Os cientistas estudaram a forma como os participantes reagiram, e ficaram perplexos ao ver a diferença que a suplementação fazia. Aqueles que tomaram coenzima Q10 e selénio tinham visivelmente mais vitalidade e melhor qualidade de vida, em comparação com aqueles que tomaram placebo.

Pesquisa inovadora
O estudo (KiSel-10) foi publicado no International Journal of Cardiology em 2013, tendo sido notícia por todo o mundo. Foi considerada uma pesquisa inovadora pois são poucos os estudos de grande amplitude com suplementos alimentares.
O cardiologista Urban Alehagen e a sua equipa, da Universidade de Linköping, na Suécia, ficaram de tal forma surpreendidos com os resultados do estudo que inicialmente julgaram terem os cálculos incorrectos, no entanto, após várias revisões concluiram que não havia qualquer erro – a conclusão do estudo estava de facto correcta.
 

Mais informação acerca do BioActivo Q10 Forte

Outras noticias