|
Existem diferenças entre o sistema imunitário de homens e mulheres
Evidências científicas recentes permitem concluir que células do sistema imunitário masculino se comportam de maneira diferente e que há células que comunicam directamente com as hormonas sexuais masculinas. Estas observações podem explicar porque é que determinadas doenças têm mais impacto nos homens do que nas mulheres.
Certas doenças são mais prejudiciais para o homem do que para a mulher – e vice-versa – algo que se desconhecia, até há pouco tempo. Contudo, segundo o ScienceDaily.com, investigadores de Melbourne, na Austrália, poderão estar mais perto de ter uma explicação para este fenómeno. Os investigadores descobriram diferenças consideráveis entre as células T reguladoras do homem e da mulher. Identificaram ainda, uma célula do sistema imunitário que comunica especificamente com as hormonas sexuais masculinas.
|
|
Nutrientes para o sistema imunitário
Sabe-se que o sistema imunitário se comporta de forma diferente, consoante a nossa idade e o nosso estado de saúde. Mas o que é novo para a ciência é que existem diferenças significativas entre os dois sexos. Esta descoberta pode revelar-se útil no tratamento futuro de doenças que têm um impacto diferente em homens e mulheres.
Também é um facto estabelecido que o nosso sistema imunitário precisa de determinados nutrientes para funcionar correctamente, independentemente do sexo. Nos períodos em que o sistema imunitário fica vulnerável devido ao frio, stress ou outras condicionantes, poderá ser uma boa estratégia tomar suplementos como reforço da alimentação. |
|
Suplemento de vitamina D durante o Inverno
A vitamina D, a vitamina C e o selénio são alguns dos muitos nutrientes que contribuem para a normal função do sistema imunitário. Durante o Inverno, é difícil obter vitamina D em quantidade suficiente, uma vez que o sol está baixo. Por outro lado, a quantidade de vitamina D proveniente da alimentação é muito limitada.
BioActivo Vitamina D contém vitamina D3 biologicamente activa dissolvida em azeite extraído a frio, uma vez que a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel. Desta forma, torna-se possível aumentar a absorção da vitamina no intestino. As pequenas cápsulas de gelatina mole são fabricadas na Dinamarca sob rigoroso controlo farmacêutico. |
|
Formas de optimizar o aporte
Outro nutriente essencial para uma boa resposta do sistema imunitário é o selénio. Contudo, é difícil obter a quantidade suficiente de selénio apenas através da alimentação, uma vez que os terrenos de cultivo na Europa, e mais concretamente em Portugal, são pobres neste mineral. Consequentemente, os alimentos cultivados nesses terrenos são mais pobres em selénio do que as colheitas de outras regiões do mundo.
Um forma segura de obter a quantidade necessária de selénio é através da toma de um suplemento alimentar. BioActivo Selénio+Zinco contém 100 µg de selénio – SelenoPrecise, a levedura de selénio orgânico patenteada – e 15 mg de zinco, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. Estudos comprovam que 88,7% do teor de selénio presente no BioActivo Selénio+Zinco é absorvido pelo sistema digestivo e 74% do selénio absorvido mantém-se no organismo.
|
|
|