Edição da Manhã - SIC Notícias: Portugueses têm falta de vitamina D

Continue a ler e descubra qual a estratégia recomendada no programa para garantir níveis adequados deste nutriente essencial.

Apesar de podermos produzir vitamina D quando estamos ao ar livre (expostos ao sol) e de haver muito sol em Portugal, 65% da população portuguesa tem deficiência de vitamina D. Esta informação foi revelada na “Edição da Manhã" da SIC e SIC Notícias.
Para se obter vitamina D suficiente a partir da luz solar, são necessários 15 minutos de exposição ao sol, sem protector solar, diariamente, durante todo o ano. No entanto, isto poderá ser uma dificuldade para a maioria das pessoas.

Evitamos o sol
Evitamos a exposição ao sol durante as horas mais quentes, sendo precisamente o período em que a pele tem maior capacidade de produzir a vitamina D. Ao mesmo tempo, existem campanhas de sensibilização que encorajam as pessoas a evitar o sol entre as 11h e as 16h, que é quando têm mais potencial para aumentar os níveis de vitamina D.
A exposição solar necessária para produzir vitamina D, não é suficiente para aumentar o risco de queimaduras nem de cancro de pele. Desta forma, as pessoas devem assegurar-se que apanham radiação solar suficiente, evitando a exposição excessiva ao sol.

Mantém-nos saudáveis
Uma das razões pelas quais é tão importante obter vitamina D é o facto deste nutriente contribuir para a manutenção de ossos saudáveis, protecção do sistema imunitário e manutenção de músculos saudáveis.
A luz solar é, de longe, a melhor fonte de vitamina D, pois a alimentação apenas fornece quantidades mínimas deste nutriente. Os alimentos que contêm mais vitamina D são peixes gordos, ovos e margarina.

Vitamina D em suplemento
Cada vez mais pessoas recorrem a suplementos de vitamina D, como forma segura de aumentar os seus níveis de vitamina D. Esta é uma estratégia prática e fiável. No entanto, como foi dito na entrevista da Edição da Manhã, os consumidores devem estar a par de vários factores.
Por exemplo, a maioria dos multivitamínicos contêm quantidades muito reduzidas de vitamina D. Além disso, é uma boa opção escolher a vitamina D3, que é mais activa que a vitamina D2. Finalmente, como a vitamina D é solúvel em gordura, é aconselhável optar por um suplemento em cápsulas de gelatina com vitamina D dissolvida em azeite. Assim, o organismo consegue absorver mais facilmente.
 

Ver entrevista aqui

 

 

Formulação de vitamina D documentada
BioActivo Vitamina D contém vitamina D3 dissolvida em azeite de alta qualidade, assegurando uma elevada absorção tendo em conta que a vitamina D é solúvel em gordura. Foram publicados dois estudos, nos quais os cientistas usaram a vitamina D da Pharma Nord (D-Pearls) e que documentam que esta preparação é bem absorvida no corpo. Um estudo foi realizado com um grupo de atletas de alta competição, enquanto o outro foi realizado em alunos numa escola para verificar como a vitamina D influenciou as suas capacidades cognitivas.

Ver entrevista aqu

Leia mais sobre o BioActivo Vitamina D aqui

Outras noticias

Apoio ao cliente

Contacte-nos de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 18h00, através do telefone: (+351) 21 413 1130



 

 Pharma Nord - Rua Dr. António Loureiro Borges, nº 9 - 10º 1495-131 Algés - Portugal