Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Especialistas recomendam um aporte de selénio mais elevado




    Tanto homens como mulheres são aconselhados a aumentar o aporte diário de selénio em 50% segundo as orientações alimentares, actualizadas, do Conselho Nórdico. O teor de selénio alimentar é baixo em Portugal e na maioria dos países da Europa.

     

    Homens e mulheres dos países nórdicos e do Báltico, actualmente, são aconselhados a aumentar o aporte diário do oligoelemento essencial selénio. Segundo as Recomendações Nórdicas sobre Nutrientes (RNN), o homem deve aumentar o aporte diário de selénio de 60 para 90 microgramas, ao passo que a mulher deve aumentar o aporte de 50 para 75 microgramas por dia. Comparativamente às RNN anteriores, isto representa um aumento de 50% do aporte diário recomendado deste micronutriente.

     

    Reforça as funções biológicas vitais

    Os solos agrícolas na Europa são pobres em selénio, incluindo em Portugal, o que se reflecte nas baixas concentrações do micronutriente nos alimentos cultivados localmente.

    Um estudo português, realizado pela investigadora Catarina Galinha (médica e engenheira biológica), analisou amostras de solo e trigo provenientes de vários terrenos agrícolas de norte a sul do país, concluindo que o trigo cultivado nos solos bem como os vegetais e frutos, é muito pobre em selénio. Isto pode constituir um problema, porque o selénio é necessário para favorecer 25-30 enzimas seleniodependentes, chamadas selenoproteínas.

    Estas selenoproteínas regulam várias funções do organismo, como a glândula tiróide, sistema imunitário, fertilidade, protecção celular, e muitas outras. Mas há formas de ultrapassar este obstáculo.

     

     

    Fertilizantes enriquecidos com selénio

    Na Finlândia, onde o aporte de selénio costumava ser relativamente baixo, em 1984, chegou-se à resolução oficial de adicionar selénio aos fertilizantes agrícolas, política que se mantém desde então. Em consequência desta intervenção, a população finlandesa tem aporte de selénio em quantidade suficiente.

    Noutros países não foram tomadas medidas semelhantes, mas há estratégias alternativas para assegurar concentração de selénio ideal.

     

     

    Também disponível na forma de comprimidos

    É aconselhável consumir uma boa quantidade de alimentos ricos em selénio, como frutos secos (a castanha-do-pará é muito rica em selénio), peixe, marisco e cereais integrais. Além disso, pode-se integrar um suplemento de selénio na forma de comprimidos, como parte de uma alimentação equilibrada.
    A levedura de selénio patenteada, SelenoPrecise, da Pharma Nord, está documentada em mais de 40 estudos publicados e tem excelente absorção e retenção. SelenoPrecise contém, pelo menos, 20 variedades de selénio orgânico, o que representa a mesma variedade de tipos de selénio que se obtém numa alimentação variada, com diversos alimentos ricos em selénio.

     

    A escolha dos investigadores

    Os investigadores responsáveis pelo estudo inovador KiSel-10, publicado no International Journal of Cardiology, em 2013, escolheram esta formulação para realizar o seu ensaio devido à sua elevada evidência científica. O estudo foi realizado em 443 suecos, homens e mulheres, saudáveis, com baixas concentrações de selénio, e confirmou que a formulação era eficaz no aumento dos níveis séricos de selénio. A levedura de selénio (SelenoPrecise) foi igualmente testada em estudos dinamarqueses da tiróide.

    Saiba mais sobre a levedura de selénio - SelenoPrecise