Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Que suplemento de vitamina D toma durante o Inverno?




    Vitamina D - o seu suplemento funciona?

    Existem dezenas de marcas diferentes de vitamina D no mercado, mas apenas algumas demonstraram ser, de facto, eficazes. Estão a decorrer vários estudos científicos relacionados com a vitamina D. Alguns dos estudos já publicados mostram quais os suplementos que são realmente capazes de aumentar os níveis da chamada "vitamina do sol" no corpo.

    Num estudo publicado na revista científica Nutrients*, um grupo de 43 pessoas tomou as pequenas cápsulas de vitamina D, da Pharma Nord, com 40 microgramas de vitamina D, enquanto que o outro grupo recebeu cápsulas de placebo correspondente (sem substância activa). O estudo foi conduzido por cientistas noruegueses e americanos.

    No início do estudo, na Primavera, os dois grupos tinham aproximadamente a mesma quantidade de vitamina D no sangue, ou seja, os níveis eram de aproximadamente 24 ng/ml (60 nmol/L), que é considerado adequado.

    Pharmanord image

    Os valores reduzem durante o período de Inverno

    Durante o Inverno, os níveis de vitamina D no organismo diminuem. Isto acontece porque o sol não está suficientemente elevado para a pele conseguir produzir vitamina D a partir da exposição solar. Além disso, a quantidade de vitamina D que obtemos na alimentação é muito reduzida, para compensar a falta deste nutriente no inverno. Portanto, não é surpresa que os participantes do grupo placebo do estudo mencionado apresentassem níveis previsivelmente baixos de vitamina D no sangue à medida que a primavera se aproximava. Os níveis reduziram para 18,8 ng/ml (47 nmol/L), em média.

    Pharmanord image

    Este suplemento melhorou o status de vitamina D

    A situação parecia diferente para o grupo de participantes que recebeu 40 microgramas do suplemento de vitamina D da Pharma Nord, diariamente, durante os cinco meses do estudo. Os níveis de vitamina D aumentaram para uma média de 30 ng/ml (75 nmol/L), considerado adequado pelas autoridades de saúde.

    O estudo demonstrou também que o suplemento de vitamina D da Pharma Nord tem boa biodisponibilidade e aumenta efectivamente os níveis de vitamina D no sangue, mesmo durante o Inverno e quando a luz solar é fraca para produzir a vitamina.

    BioActivo Vitamina D e BioActivo Vitamina D Forte, os suplementos da Pharma Nord disponíveis em Portugal, contêm vitamina D3 natural dissolvida em azeite em cápsulas de gelatina mole. O azeite ajuda a aumentar a absorção deste nutriente, uma vez que é solúvel em gordura. O tamanho reduzido faz com que as cápsulas sejam fáceis de engolir ou mastigar.
    A vitamina D está disponível em diferentes concentrações, para que possa escolher a dose adequada à época do ano e às suas necessidades individuais.

    Distribuição gratuita de vitamina D a milhões de cidadãos vulneráveis

    Aumentar os níveis de vitamina D no sangue na população mais vulnerável tornou-se uma prioridade na Inglaterra e na Escócia, em que os governos de ambos os países decidiram distribuir gratuitamente suplementos de vitamina D a alguns grupos da população, durante quatro meses. Só na Inglaterra há 2,5 milhões de pessoas em risco de desenvolver deficiência de vitamina D durante o Inverno. As autoridades decidiram melhorar a saúde e qualidade de vida com um suplemento de vitamina D.

    *Vitamin D Supplementation during Winter: Effects on Stress Resilience in a Randomized Control Trial
    Hansen, A.L.; Ambroziak, G.; Thornton, D.; Mundt, J.C.; Kahn, R.E.; Dahl, L.; Waage, L.; Kattenbraker, D.; Araujo, P.; Murison, R.; Rypdal, K.; Grung, B.
    Nutrients 2020, 12, 3258.