Os finlandeses adicionam selénio ao solo
Nestes casos, devemos ajudar a natureza, exactamente como fez o governo finlandês em 1984 ao introduzir o enriquecimento obrigatório de selénio em todos os fertilizantes, para assegurar uma ingestão alimentar adequada deste micronutriente essencial.
A agricultura biológica na Finlândia, contudo, ainda tem problemas com os baixos níveis de selénio no solo e respectivas culturas, porque não é permitida a utilização de fertilizantes minerais. Os agricultores convencionais, por outro lado, podem escolher se querem adicionar selénio ao solo e alimentar o seu gado com mais selénio.
Em muitos países europeus, em média, a alimentação fornece apenas cerca de 40-50 microgramas de selénio, mas estudos recentes mostraram que são necessários mais de 100 microgramas diariamente para saturar adequadamente as selenoproteínas presentes no nosso corpo. As selenoproteínas são enzimas dependentes de selénio que controlam diversas funções no organismo como a defesa do sistema imunitário, a função da tiróide, a fertilidade, o crescimento do cabelo e das unhas, entre outras funções.
|