Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Os fertilizantes minerais podem ter benefícios | Selénio




     
     

     

    Faz todo o sentido cultivar campos agrícolas sem recorrer a herbicidas, pesticidas e outros químicos sintéticos. Este é um dos fundamentos da agricultura biológica. No entanto, o baixo nível de selénio no solo da Europa, um problema já conhecido e documentado, pode conduzir à necessidade de métodos agrícolas que permitam utilizar fertilizantes minerais em agricultura biológica.

    Uma agricultura que esteja 100% em sintonia com a natureza é um conceito saudável e sólido. Actualmente, a população está constantemente exposta a vários produtos químicos e poluentes, por este motivo cada vez mais pessoas pessoas querem consumir alimentos na sua forma pura e natural. As culturas orgânicas têm de facto numerosas vantagens porque são cultivadas sem utilização de pesticidas, herbicidas e produtos químicos sintéticos.

    Desde que a agricultura biodinâmica foi introduzida há mais de 100 anos, todo o tipo de fertilizantes artificiais - incluindo fertilizantes minerais - têm sido evitados. Rudolf Steiner, que fundou o princípio biodinâmico, acreditava firmemente que se adicionarmos minerais ao solo, excepto aqueles que já estão presentes no ciclo fechado da natureza, prejudicamos o valor nutricional das nossas culturas.

     

    Os fertilizantes minerais podem ter benefícios

    Um artigo publicado na revista Outlook on Agriculture refere que as raízes das plantas não distinguem os minerais que se encontram naturalmente no solo e os minerais que são adicionados.

    Por outras palavras, as raízes das plantas não são selectivas, absorvendo e utilizando todos os nutrientes, independentemente da sua origem, para melhorar o seu processo de crescimento.

    Esta descoberta é particularmente relevante no contexto do baixo teor de selénio nos solos agrícolas europeus.

     

    Os finlandeses adicionam selénio ao solo

    Nestes casos, devemos ajudar a natureza, exactamente como fez o governo finlandês em 1984 ao introduzir o enriquecimento obrigatório de selénio em todos os fertilizantes, para assegurar uma ingestão alimentar adequada deste micronutriente essencial.

    A agricultura biológica na Finlândia, contudo, ainda tem problemas com os baixos níveis de selénio no solo e respectivas culturas, porque não é permitida a utilização de fertilizantes minerais. Os agricultores convencionais, por outro lado, podem escolher se querem adicionar selénio ao solo e alimentar o seu gado com mais selénio.

    Em muitos países europeus, em média, a alimentação fornece apenas cerca de 40-50 microgramas de selénio, mas estudos recentes mostraram que são necessários mais de 100 microgramas diariamente para saturar adequadamente as selenoproteínas presentes no nosso corpo. As selenoproteínas são enzimas dependentes de selénio que controlam diversas funções no organismo como a defesa do sistema imunitário, a função da tiróide, a fertilidade, o crescimento do cabelo e das unhas, entre outras funções.

     

    Comprimidos de selénio: uma solução fácil

    Muitas pessoas optam por tomar um suplemento de selénio apenas para prevenção. Esta é uma forma fácil de garantir que se obtém selénio suficiente todos os dias.

    A levedura de selénio da Pharma Nord, SelenoPrecise, tem sido utilizada em estudos científicos devido à sua boa qualidade e biodisponibilidade. Um dos estudos mais notáveis em que SelenoPrecise foi utilizado é o KiSel-10. Este ensaio inovador foi publicado na International Journal of Cardiology, em 2013.