Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Novo estudo | Aumento do nível de actividade física




    Novo estudo:

    O nutriente que o pode tornar fisicamente mais activo

    Num estudo pouco convencional, embora bastante inspirador, o BioActivo Vitamina D aumentou os níveis sanguíneos de vitamina D - um nutriente muito importante para a função muscular. À medida que os níveis de vitamina D no sangue aumentaram, o mesmo aconteceu com o nível de actividade física.

    Quando se aproximam os dias escuros e o sol já não tem intensidade suficiente para promover a síntese de vitamina D na pele, o nível de actividade das pessoas pode ser afectado. Face a esta situação, um grupo de cientistas decidiu verificar se conseguiriam de alguma forma repor um pouco de sol “nas células”, dando suplementos com vitamina D a um grupo de voluntários do sexo masculino no Sand Ridge Secure Treatment Center em Wisconsin, EUA. 

     
    Pharmanord image

    Cápsulas de vitamina D com boa absorção

     

    No total 67 homens, na faixa etária dos 31 aos 81 anos, ofereceram-se como voluntários neste estudo pouco convencional. Foram seleccionados aleatoriamente dois grupos para receber um suplemento diário de vitamina D (BioActivo Vitamina D, da Pharma Nord) ou cápsulas semelhantes com azeite, sem substância activa (placebo).

    O estudo decorreu entre o início de Janeiro e o final de Maio. As amostras de sangue colhidas antes e depois do estudo, mostraram claramente que a vitamina D era absorvida pelo organismo com muita facilidade. Os níveis de vitamina D no sangue aumentaram substancialmente nos voluntários que tomaram o BioActivo Vitamina D, enquanto diminuiram acentuadamente nos voluntários do grupo que tomou placebo.

     

     

    Mais vitamina D, mais actividade física

    Observou-se ainda uma diferença que distinguiu os dois grupos no que diz respeito ao nível de actividade física. Os homens que tomaram vitamina D eram muito mais activos fisicamente do que os homens do outro grupo, e aqueles que tinham os níveis mais elevados de vitamina D no sangue eram também os mais activos.

    Os cientistas apontam vários factores que podem afectar o nível de vitamina D. Por exemplo, pessoas com excesso de peso e obesas, normalmente, têm níveis mais baixos do nutriente no sangue, isto porque a vitamina D tende a ficar armazenada no tecido adiposo e a circular menos na corrente sanguínea. Foi ainda observada uma redução significativa do IMC nos homens que treinaram mais intensamente e até perderam peso.

     

    Vitamina essencial para os músculos

    No estudo publicado na revista científica Nutrients, os cientistas referem-se à actividade física como “uma das estratégias de aumento da resiliência para a saúde física e mental”. O que não mencionam, entretanto, é o facto muito relevante de que a vitamina D ajuda a manter a função muscular normal. Portanto, é muito provável que a melhoria do status de vitamina D tenha tido um impacto positivo na saúde dos músculos.