Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Estudo defende que a causa da obesidade são os hidratos de absorção rápida




    Estudo defende que a causa da obesidade são os hidratos de absorção rápida

    Sempre ouvimos dizer que o excesso de peso é o resultado de comer demais e, para manter um peso estável, temos de queimar tantas calorias quantas ingerimos. No entanto, não é assim tão simples, de acordo com 17 cientistas que recomendam um plano alimentar equilibrado e nutrientes essenciais como armas na batalha à obesidade.

    De acordo com um grupo de cientistas que lideraram um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o modelo de equilíbrio de energia deve dar lugar a um modelo alternativo - o modelo carbohidrato-insulina.

    Os cientistas defendem que comer em excesso não é a causa da obesidade, mas sim um indicador de uma alimentação inadequada que faz aumentar o armazenamento de gordura e a comer mais do que realmente precisamos.

     
    Pharmanord image

    A epidemia da obesidade continua

    David Ludwig, professor e endocrinologista de Harvard e principal autor do estudo, refere que o modelo de balanço energético não ajuda a entender as causas biológicas do aumento de peso e, por isso, qualquer recomendação no sentido de reduzir a ingestão de alimentos e queimar mais calorias não é suficiente para lidar com o problema da obesidade.

    Nos Estados Unidos da América, mais de 40% da população é obesa, e os europeus estão a seguir o mesmo caminho. A obesidade é uma das maiores epidemias do século XXI e as estratégias para resolver este problema não têm sido bem sucedidas.

     

    Tudo começa com a alimentação errada

    David Ludwig diz ao site nutrition.org que quando consumimos hidratos de carbono processados, o corpo aumenta a produção de insulina e diminui a produção de glucagon. O glucagon é a hormona responsável por garantir que o açúcar é convertido em energia.

    A redução do glucagon faz com que o metabolismo fique mais lento e armazene gordura nas células. O cérebro percebe que o corpo não está a receber energia suficiente e o apetite aumenta. Ou seja, o problema não começa com a ingestão excessiva de alimentos mas sim com a ingestão alimentos que estimulam demasiado a insulina e reduzem o glucagon.

     

    O açúcar no sangue é fundamental

    Durante anos, a ciência tem-se concentrado nos níveis de açúcar no sangue como a chave para evitar comer em excesso. Ter níveis de açúcar no sangue estáveis ajuda a manter o apetite equilibrado, enquanto que a flutuação do açúcar no sangue torna difícil manter-se longe dos doces e dos hidratos de carbono de absorção rápida. De facto, o novo modelo de carbohidrato-insulina, que os cientistas referem no que respeita à obesidade, foca-se realmente nestes desafios.

    O crómio é um dos nutrientes que desempenha um papel fundamental na gestão da glicemia, uma vez que contribui para a manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue.

    Crómio orgânico

    Normalmente, obtemos crómio a partir de fontes alimentares variadas como carne, bananas, cereais integrais, brócolos, e feijão verde. Uma alimentação equilibrada é, portanto, essencial se pretende obter quantidades suficientes deste nutriente.

    BioActivo Crómio é um suplemento nutricional de elevada qualidade, que contém uma levedura de crómio única e muito bem documentada - ChromoPrecise. A maioria das fontes de crómio presente nos suplementos tem uma capacidade de absorção relativamente baixa e são difíceis de ser utilizadas pelo organismo. Contudo, estudos clínicos mostram que o ChromoPrecise é facilmente absorvido no sangue. É devido à sua absorção documentada que esta levedura de crómio em particular tem sido utilizada em múltiplos estudos publicados.

    BioActivo Crómio contém 100 microgramas de crómio orgânico em cada comprimido e é uma forma fácil de assegurar uma ingestão suficiente deste micronutriente essencial que ajuda a manter níveis estáveis de açúcar no sangue.

     
     
     
    Fontes:
    David S Ludwig, Louis J Aronne, Arne Astrup, Rafael de Cabo, Lewis C C Cantley, Mark I Friedman, Steven B Heymsfield, James D Johnson, Janet C King, Ronald M Krauss, Daniel E Lieberman, Gary Taubes, Jeff S Volek, Eric C Westman, Walter C Willett, William S Yancy, Jr, Cara B Ebbeling, "The carbohydrate-insulin model: a physiological perspective on the obesity pandemic", The American Journal of Clinical Nutrition, 2021;, nqab270. nutrition.org