Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Estudo| Diferença entre a vitamina D2 e a vitamina D3




    Investigação destaca o melhor tipo de vitamina D

    Uma investigação britânica arrasa a vitamina D2 ao mesmo tempo que salienta a vitamina D3 como a melhor opção. Se quiser jogar pelo seguro, deve optar por uma formulação de vitamina D documentada em estudos científicos.

    Cada vez mais pessoas tomam um suplemento diário de vitamina D, para garantir níveis séricos suficientemente elevados deste nutriente essencial. A Primavera é a altura do ano em que as pessoas são mais susceptíveis de terem défice.

    Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a toma de vitamina D de acordo com as orientações descritas na Norma nº 004/2019 - Prevenção e Tratamento da Deficiência de Vitamina D.

    Contudo, cientistas britânicos, da Universidade de Surrey, demonstraram a importância de optar pelo tipo adequado de vitamina D. Existem 2 formas de vitamina D e, ao que tudo indica, há uma grande diferença entre a vitamina D2 e a vitamina D3.

     
    Vitamina D3 melhor que vitamina D2

    A vitamina D3 é a melhor para o sistema imunitário

    Segundo o estudo britânico, publicado em Frontiers in Immunology (Fevereiro 2022), a vitamina D2 não tem o mesmo efeito no sistema imunitário que a vitamina D3.

    Os cientistas constataram esta diferença mediante a administração de suplementos diários de vitamina D2 ou vitamina D3 a voluntários, durante 12 semanas.

    O estudo mostrou inequivocamente que a vitamina D3 estimula uma via de sinalização crucial para a defesa do sistema imunitário, especialmente nos glóbulos brancos, providos de receptores para esta vitamina. Não se observou o mesmo efeito com a vitamina D2.

     

    Absorvida mais facilmente

    Não é apenas o novo estudo britânico que salienta a vitamina D3 como a melhor opção. Em 2012, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que a vitamina D3 aumenta mais eficazmente os níveis sanguíneos de 25(OH)D, que é a forma de vitamina D doseada no sangue.

    Os cientistas responsáveis pelo estudo acabaram por concluir que a vitamina D3, provavelmente, tornar-se-ia o tipo de vitamina D preferido para utilização em suplementos, e parece que tinham razão.

     

    Formulação de vitamina D3 cientificamente comprovada

    Se quiser ter a certeza que fez a melhor opção na altura da compra, é fundamental que escolha uma formulação de vitamina D3 que tenha sido utilizada em investigação científica. O BioActivo Vitamina D e o BioActivo Vitamina D Forte, da Pharma Nord, contêm vitamina D3 e foram testados em humanos, com absorção e resultados comprovados. 

    Fonte:
    Durrant LR, Bucca G, Hesketh A, Möller-Levet C, Tripkovic L, Wu H, Hart KH, Mathers JC, Elliott RM, Lanham-New SA and Smith CP (2022) Vitamins D2 and D3 have overlapping but different effects on the human immune system revealed through analysis of the blood transcriptome. Frontiers in Immunology, 13: 790444 (DOI: 10.3389/fimmu.2022.790444).