Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Conselho do “Médico de Família” RTP: Articulações e Ossos




    Como manter as suas articulações saudáveis durante toda a sua vida

    Dores no sistema músculo-esquelético (articulações, ossos e músculos) são as queixas mais frequentes na população idosa. A osteoartrose, e dores musculares associadas, afectam cada vez mais pessoas a partir dos 50 anos - um problema destacado pela RTP1 no programa “Agora Nós”.

    Os problemas articulares são uma consequência inevitável do aumento da esperança de vida. O que muitas pessoas não sabem é que, de facto, é possível fazer algo para manter as articulações saudáveis, adiando estes problemas.

    A sua alimentação pode ajudar as articulações

    A nossa alimentação contém uma série de nutrientes que podem ajudar a manter as articulações e ossos saudáveis. No que diz respeito aos ossos, sabe-se que o cálcio e o magnésio podem ajudar no seu fortalecimento. Menos conhecida é a importância da glucosamina, condroitina e vitamina C na cartilagem articular.

    A cartilagem é um componente importante de uma articulação saudável, pois serve de amortecedor garantindo movimentos sem dor ou desconforto. Neste contexto, a glucosamina, a condroitina e a vitamina C desempenham um papel fundamental.

    O tecido da cartilagem é construído a partir da combinação de hidratos de carbono e proteínas, que garantem elasticidade e força. Ao longo de toda a nossa vida, usamos e desgastamos o tecido da cartilagem que protege as superfícies das articulações. Quando o tecido da cartilagem está degradado surgem dores e problemas articulares.

    Uma dose diária de BioActivo Glucosamina Duplo pode fornecer algumas das substâncias encontradas na cartilagem, às suas articulações. A vitamina C contribui para a manutenção do colagénio, uma proteína que faz parte da cartilagem, conferindo força, elasticidade e ajudando a melhorar o movimento.

    A glucosamina é uma pequena molécula solúvel em água, produzida pelo próprio organismo e necessária na construção da cartilagem articular. A cartilagem é composta por moléculas designadas de proteoglicanos, necessárias para a elasticidade e resistência ao impacto.

    BioActivo Glucosamina Duplo contém nutrientes que mantêm o equilíbrio natural das suas articulações, para que possa continuar com sua vida activa.
     

    Veja aqui o médico na TV