Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Cientistas revelam segredo para retardar o envelhecimento




    Será esta a forma de retardar o processo de envelhecimento?

    É provável que os cientistas tenham desvendado o segredo para retardar o envelhecimento. E ao que parece, nós próprios podemos contribuir para isso, se assim o quisermos.

    Cientistas escandinavos demonstraram, de forma inovadora, que os dois nutrientes, selénio e coenzima Q10, em associação, são benéficos para as pessoas mais velhas. Saiba mais sobre o novo estudo aqui.
     
    Com a publicação do estudo inovador Kisel-10, investigadores suecos e noruegueses apresentaram a evidência mais consistente de sempre acerca dos benefícios associados à toma dos dois suplementos BioActivo Selénio e BioActivo Q10 Forte, na idade avançada. Verificou-se uma melhoria significativa da qualidade de vida e de vários parâmetros da saúde geral nas pessoas que tomaram os suplementos.

     

    Doseamento sanguíneo dos biomarcadores

    No âmbito do estudo, os cientistas colheram amostras de sangue de 443 participantes para referência mais tarde. Uma amostra de sangue contém inúmeras informações essenciais. Até agora, os investigadores já realizaram 22 novos estudos, em que analisaram novos biomarcadores presentes no sangue. Nesta última publicação analisaram os níveis sanguíneos da proteína SIRT1, que, normalmente, diminuem com a idade.

     

    O envelhecimento pode ser revertido?

    Surpreendentemente, aconteceu precisamente o contrário entre os participantes que tomaram 200 microgramas de selénio e 200 miligramas de Q10 todos os dias, durante quatro anos. Nesses, os níveis de SIRT1 aumentaram significativamente, ao passo que, no grupo que tomou placebo, caíram a pique. Por outras palavras, as duas formulações conseguiram reverter em parte o processo de envelhecimento do organismo.

     

    Efeito real

    E isto é bom? Assim parece, segundo os investigadores. A SIRT1 tem várias propriedades benéficas, como seja ajudar o organismo a combater a inflamação. Quando os níveis de SIRT1 no sangue descem, as defesas do organismo contra o stress oxidativo diminuem. Daí que o aumento dos níveis desta substância seja bom sinal. Os investigadores estão convencidos de que há uma verdadeira ligação entre o aumento dos níveis de SIRT1 e envelhecimento saudável nos participantes que tomaram selénio e Q10.

     

    Impacto positivo em muitos biomarcadores

    A equipa de investigação realizou vários estudos que analisaram diversos biomarcadores relacionados com o envelhecimento. Num dos estudos, analisou a proteína C reactiva (PCR) e a P-selectina. Normalmente, estes dois marcadores aumentam com a idade como sinal de aumento de inflamação e stress oxidativo no organismo.

    Contudo, o selénio e a coenzima Q10, em associação, também aqui tiveram impacto positivo. Observou-se diminuição significativa dos níveis de ambos os biomarcadores nos participantes que tomaram as formulações activas, comparativamente aos que tomaram placebo.

     

    As pessoas de mais idade têm falta de selénio e Q10

    Com a idade, é normal que ocorra uma redução dos níveis de selénio e coenzima Q10 no sangue. Por outro lado, tudo indica que a suplementação com estes dois compostos é benéfica.

    Leia mais sobre o BioActivo Selénio, BioActivo Selénio+Zinco e o BioActivo Q10 Forte