Pesquisar por

    Search Results

    Fechar

    Agora é possível retardar o processo de envelhecimento humano




    Agora é possível retardar o processo de envelhecimento humano

    Um estudo absolutamente novo, realizado por cientistas suecos e noruegueses, mostra que é possível manter vivas as células do organismo por mais tempo, quando se toma selénio e coenzima Q10 em associação.

    Todas as células do organismo têm uma esperança de vida, que é possível prolongar, segundo um novo estudo realizado por uma equipa de cientistas suecos e noruegueses. 

    No estudo, agora publicado na revista Nutrients, os investigadores focaram-se no comprimento dos telómeros, um método reconhecido e geralmente utilizado para avaliar o tempo de vida que resta à célula.

     

    Telómeros mais compridos, com selénio e Q10

    Mediante a administração diária de suplementos com selénio e coenzima Q10, ou com placebo correspondente, a um grande grupo de idosos saudáveis, homens e mulheres, durante um período de cinco anos, os cientistas constataram que havia uma diferença nítida entre os dois grupos.

    Os telómeros dos participantes que receberam as formulações activas, BioActivo Selénio e BioActivo Q10 Forte, eram mais compridos do que os telómeros dos participantes que receberam placebo. Por outras palavras, os dois suplementos conseguiram prolongar a esperança de vida da célula, o que pode ter um impacto significativo no processo de envelhecimento.

     

    Desgaste celular mais lento

    Os telómeros são capas protectoras na porção terminal das cadeias de ADN. Podem comparar-se às peças de plástico que protegem a ponta dos atacadores. De cada vez que a célula se divide, os telómeros ficam mais curtos. Mais cedo ou mais tarde, quando estão completamente desgastados, o cordão de ADN desagrega-se e a célula morre.

    Tudo indica que o selénio e a coenzima Q10 conseguem proteger os telómeros e retardar o seu desgaste.

     

    Stress oxidativo e inflamação

    “O ser humano está sujeito a envelhecimento, sendo que o aumento do stress oxidativo e inflamação aceleram o processo, especialmente quando os níveis de selénio e Q10 são baixos. Se as pessoas com baixas concentrações destes dois compostos aumentarem o seu aporte através de suplementação, podem retardar o processo de envelhecimento”, afirma o investigador principal do estudo, Prof. Urban Alehagen, cardiologista no Hospital Universitário de Linköping, na Suécia.

    O último estudo foi realizado mediante a análise de amostras de sangue que os investigadores colheram, com regularidade, a 443 participantes, por um período de cinco anos, como parte do estudo principal, KiSel-10. Desde a publicação deste estudo em 2013, os cientistas fizeram a análise sistemática de mais de 50.000 amostras de sangue, para apurar qual o efeito do selénio e da coenzima Q10 no organismo a nível celular.

     

    Contrariam alterações biológicas

    Este trabalho exaustivo permitiu aos cientistas realizarem mais de 20 estudos de seguimento, em que foram analisados diversos biomarcadores para verificar de que modo o selénio e a coenzima Q10 contrariam as alterações biológicas que, normalmente, decorrem do processo de envelhecimento natural.

    No último estudo, os cientistas concentraram-se no comprimento dos telómeros. À semelhança de todos os estudos anteriores, os investigadores demonstraram que o selénio e a coenzima Q10 em associação contribuem para a manutenção da saúde e da qualidade de vida das pessoas de mais idade.

     

    Insuficiência de selénio generalizada

    “Estudámos vários marcadores e verificámos que há relação entre o aporte de selénio e a idade biológica”, diz o Prof. Alehagen.
    O aporte médio de selénio na maioria das regiões da Europa é relativamente baixo, porque o solo agrícola é muito pobre em selénio comparativamente a outras regiões do mundo.
    Os estudos mostram que precisamos de 100 microgramas diários de selénio para uma saúde óptima, mas o aporte, na Europa, é menos de metade disso.

    Leia mais sobre Q10 e Selénio aqui