A importância de manter um peso corporal saudável

Ter excesso de peso e diabetes pode aumentar o risco de problemas de saúde graves. Uma boa forma de estabilizar o peso é controlar os níveis de açúcar no sangue. Continue a ler e descubra o que pode fazer.

A maioria das pessoas sabe que existe uma ligação entre excesso de peso e diabetes, no entanto, nem todas têm conhecimento que estes dois factores em simultâneo podem contribuir para o desenvolvimento de cancro. Investigadores do Imperial College of London demonstraram esta relação, recentemente, num estudo publicado no jornal científico The Lancet Diabetes & Endocrinology.

Excesso de peso e diabetes
Os investigadores verificaram que ser diabético e ter um índice de massa corporal elevado (IMC), aumenta o risco de desenvolver várias formas de cancro. Também de acordo com o estudo, o excesso de peso por si só, mesmo não estando associado à diabetes, duplica o risco de desenvolvimento de cancro.

Obesidade em Portugal
O problema da obesidade está presente na população portuguesa. De acordo com o livro “Retrato da Saúde em Portugal 2018”, lançado pelo Ministério da Saúde no passado dia 7 de Abril, para assinalar o Dia Mundial da Saúde, 5.9 milhões de portugueses têm excesso de peso, 8 em cada 10 idosos apresentam excesso de peso e os indivíduos menos escolarizados apresentam maior prevalência de excesso de peso e de obesidade abdominal. Apenas 41,8% dos cidadãos pratica regularmente actividade física, desportiva e/ou de lazer.
O excesso de peso e a obesidade podem ter várias causas, mas o estilo de vida sedentário combinado com hábitos alimentares pouco saudáveis certamente contribuem para este problema. Para algumas pessoas, é difícil controlar diariamente a ingestão de comida e, muitas vezes, esse desequilíbrio pode dever-se a níveis de açúcar instáveis no sangue.

Níveis de açúcar no sangue instáveis
Quando os níveis de açúcar no sangue estão descontrolados, pode aumentar a vontade de “petiscar” entre as refeições, sobretudo por doces e alimentos com hidratos de carbono de absorção rápida. Há várias formas de manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

Como é que o crómio pode ajudar?
Uma solução para ajudar na estabilização dos níveis de açúcar no sangue, é utilizar um suplemento enriquecido com levedura de crómio. De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), a levedura de crómio orgânico contribui para a manutenção de níveis de açúcar no sangue estáveis, e com um suplemento diário, é fácil assegurar a ingestão regular deste micronutriente essencial.

Absorção até 10 vezes superior
BioActivo Crómio é um suplemento de elevada qualidade que contém ChromoPrecise, uma levedura de crómio única com mais de 20 formas de crómio orgânico. Esta fonte específica de crómio está documentada em vários estudos, e tem uma absorção 10 vezes superior que outras fontes de crómio como o picolinato de crómio e o cloreto de crómio.

Leia mais sobre o BioActivo Crómio

Outras noticias