A melatonina é uma substância presente em vários organismos vivos. Encontramos grandes quantidades de melatonina nas bananas, por exemplo. Na maioria dos animais, incluindo o homem, a melatonina funciona como uma substância chave que controla os ritmos sazonais e diurnos (ciclo circadiano). Nos humanos, a melatonina é uma hormona segregada pela glândula pineal, localizada no centro do cérebro, e controlada por uma zona do hipotálamo. A síntese e libertação da melatonina é estimulada pelo escuro (o pico de produção ocorre entre as 2 e as 4 horas da manhã) e é inibida pela luz.
Se se levantar durante a noite e acender a luz, o seu organismo deixa de produzir melatonina de imediato e só começa a produzir novamente após algumas horas no escuro. No entanto, nem todas as frequências do espectro de luz inibem a produção de melatonina. É apenas a luz azul, presente no final do espectro, que reduz a produção de melatonina. Este tipo de luz está presente em muitas fontes artificiais de luz.
Nos humanos, o pico de produção de melatonina é dos 3-5 anos de idade até a idade adulta. A partir daqui, a produção diminui gradualmente durante o resto da vida.
Onde se pode encontrar a melatonina?
- Bananas
- Aveia
- Tomate
- Arroz
- Milho doce
- Gengibre