Suplementos alimentares com qualidade superior

Todas as instalações de fabrico e rotinas da Pharma Nord estão de acordos com as normas rígidas GMP (medicamentos) e HACCP (suplementos alimentares). Isto acontece porque os medicamentos e os suplementos alimentares são fabricados exactamente pela mesma equipa de produção. Cada membro da equipa é treinado, de forma a seguir os mesmos procedimentos relativos à qualidade, higiene e documentação, independentemente do tipo de produto que está em processo de fabrico. Desta forma, os funcionários não têm que se preocupar com o conjunto de normas que se seguem nas diferentes situações. Aplica-se apenas um padrão - o mais elevado de todos.

Matérias-primas Inventário

No inventário de matérias-primas, recebemos todos os ítens necessários para fabricar o produto final: embalagem, excipientes e ingredientes activos para a produção dos comprimidos e das cápsulas.


Compra

A Pharma Nord utiliza apenas matérias-primas de fornecedores que são capazes de responder às nossas exigências de alta qualidade. Cada item da matéria-prima tem sua própria especificação, que deve ser cumprida. É o caso não só dos ingredientes activos, mas também no enchimento e embalagem. O responsável pelo Controlo de Qualidade da Pharma Nord inspecciona, pessoalmente, as instalações de todos os nossos fornecedores habituais de ingredientes activos.

 

Rastreabilidade total

Todas as matérias-primas são registadas e fornecidas com um único número de lote, para que possam ser localizados durante todos o processo de fabrico.

 

Quarentena

Assim que chegam à fábrica, todas as matérias-primas e os componentes das embalagens são colocados no nosso inventário de quarentena, de forma a garantir que sejam usadas apenas as mercadorias que estejam em conformidade com as especificações determinadas. Após terem sido analisadas e libertadas, estão autorizadas a entrar na zona de produção. Os bens que não respeitam os requisitos ou são devolvidos ao fornecedor ou são destruídos.

Laboratório

No laboratório da Pharma Nord são realizadas muitas das análises exigidas para a produção de suplementos alimentares e medicamentos. Apesar de confiarmos totalmente nos nossos fornecedores de matéria-primas, com quem trabalhamos há anos, conduzimos sempre as nossas próprias análises às matérias-primas que recebemos. Além disso, amostras são retiradas durante o processo de fabricação e examinadas aleatoriamente, assim como os produtos finalizados que também são cuidadosamente analisados. Certas análises, que exigem equipamentos altamente especializados, são realizadas por laboratórios externos devidamente credenciados.

 

Exigências rigorosas

No laboratório da Pharma Nord são realizadas muitas das análises exigidas para a produção de suplementos alimentares e medicamentos. Apesar de confiarmos totalmente nos nossos fornecedores de matéria-primas, com quem trabalhamos há anos, conduzimos sempre as nossas próprias análises às matérias-primas que recebemos. Além disso, amostras são retiradas durante o processo de fabricação e examinadas aleatoriamente, assim como os produtos finalizados que também são cuidadosamente analisados. Certas análises, que exigem equipamentos altamente especializados, são realizadas por laboratórios externos devidamente credenciados.


Teste de prateleira

Todos os medicamentos e alguns suplementos nutricionais são submetidos a um “teste de prateleira”, a fim de assegurar que os ingredientes activos mantêm a resistência até à data de validade da preparação. O ensaio é realizado em armários climatizados, com temperatura e humidade especificas, para se documentar a qualidade dos produtos ao longo durante a estadia na prateleira.


Departamento de qualidade e de registo

O Departamento de Qualidade é responsável pela garantia e controlo de qualidade. Para assumir esta função, a pessoa responsável (Director de Controlo de Qualidade) tem de ser independente da produção.
 

Certificações

A Pharma Nord é um fabricante certificado de suplementos alimentares e de géneros alimentícios. Empregamos sempre os mais rigorosos requisitos para a produção de medicamentos (BPF) e produção de géneros alimentícios (HACCP).

A sigla BPF significa Boas Práticas de Fabrico e inclui uma série de protocolos, que formam a base para a garantia de qualidade utilizada no fabrico de medicamentos e das preparações farmacêuticas.
Todos os funcionários do sector da produção da Pharma Nord, incluindo aqueles que estão no inventário, são formados para seguir as normas BPF. Inclui ainda a auto-inspecção e a fiscalização externa.
Além das BPF, a Pharma Nord utiliza a HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo), um sistema de segurança alimentar que controla os alimentos desde a sua produção primária, no fundo para reduzir as intoxicações e infecções alimentares.


Controlo interno

O Departamento de Qualidade tem várias responsabilidades, tais como o controlo de matérias-primas, produtos intermediários, componentes das embalagens e produtos finais. Integrado nesse procedimentos de controlo, o Departamento de Qualidade avalia a documentação do lote, os resultados do controlo dos processos e dos resultados das análises, com base nas especificações pré-determinadas. Uma vez satisfeitas essas especificações, os produtos são libertados. Caso contrário, são destruídos.
O Departamento de Qualidade armazena algumas amostras de cada lote de matéria-prima e de cada lote de produtos finais, pelo menos durante seis anos, para eventuais situações de controlo de análises por parte das autoridades, ou reclamações.
É ainda responsável por assegurar que se realizam auto-inspecções, regularment,e em todos os departamentos, para garantir que seguem as regras BPF e HACCP. O Departamento de Qualidade deve sugerir as mudanças necessárias para se certificar que os sistemas de garantia de qualidade são sempre actualizados.


Controlo externo

Além do controlo interno da Pharma Nord, somos visitados regularmente por representantes da Agência Dinamarquesa de Medicamentos e da Administração Veterinária e Alimentação dinamarquesa, que examinam cuidadosamente a documentação e inspeccionam as instalações e os procedimentos. Alguns dos nossos grandes clientes também nos visitam com regularidade.
 

Registo

O mesmo produto, diferentes normas Qualquer fabricante de medicamentos e suplementos alimentares precisa de estar a par de uma variedade de regras, sobretudo quando os produtos são exportados e vendidos noutros países. O Departamento de Registo da Pharma Nord é responsável por esta vasta função.


O mesmo produto mas diferentes regras

O nosso Departamento de Registo é responsável por registar e listar informações sobre todos os produtos da Pharma Nord, para que possam ser comercializados legalmente nos diferentes países. É um trabalho enfadonho ter de rastrear cada país e as regras locais de cada um, quais os produtos que correspondem a medicamentos e a suplementos alimentares, e quantidades de ingredientes activos são permitidos. Em muitos casos, os produtos comercializados como medicamentos num país são comercializados como suplemento alimentar noutro país.

Área de produção

Este local é o ”coração” da fábrica da Pharma Nord, em Vojens. Aqui, todas as variedades de matérias-primas são transformadas em comprimidos e cápsulas sob condições estritamente controladas. É fornecido um número de lote único a cada produção, com o objectivo de assegurar a rastreabilidade total.

 

Higiene

Antes de entrar na área de produção, é preciso passar por um vestiário para colocar uma bata branca, uma rede no cabelo e calçado limpo. Além disso, é necessário fazer uma limpeza completa às mãos.
Toda a área de produção tem uma ligeira sobrepressão, de forma a evitar a entrada das partículas poluentes do exterior.
Os funcionários da área de produção devem usar luvas sempre que os processos de fabrico envolvem o contacto directo com os produtos, como por exemplo, pesar e tirar amostras.

 

Produção de comprimidos

A primeira sala é para misturar matérias-primas. Aqui, as diferentes matérias-primas são misturados de acordo com uma vasta lista de procedimentos e existe um controlo rígido durante todo o processo.
O pó resultante da mistura é colocado num recipiente móvel, que se desloca para junto da máquina onde se prensa o pó sob a forma de comprimidos ou é colocado em cápsulas.
De seguida, os comprimidos são revestidos com uma camada protectora, que faz aumentar a validade do produto e torna-o mais fácil de engolir. Alguns comprimidos até têm uma cor especial, seja por uma questão de protecção dos ingredientes activos ou para serem reconhecidos mais facilmente.


Produção de cápsulas

O Departamento de Produção também fabrica diferentes tipos de cápsulas. A especialidade da Pharma Nord é a produção de cápsulas de gelatina mole com variedades diferentes. Os ingredientes activos são misturados numa solução de óleo e colocados em cápsulas de gelatina mole.
Durante o processo de fabrico, o conteúdo é medido e verificado cuidadosamente, e também se confirma se o rebordo da gelatina tem a espessura correta. Durante a produção, tudo é documentado em intervalos de tempo específicos e, posteriormente, faz-se um controlo nas amostras das cápsulas finais de forma aleatória, no próprio laboratório da Pharma Nord
Quando as cápsulas estão finalizadas, estas são conduzidos para uma série de câmaras que servem de secadores. De seguida, as cápsulas são recolhidas em grandes tabuleiros de plástico e colocadas num compartimento de secagem especial, durante um ou dois dias. As cápsulas secas são escolhidas e as cápsulas com uma forma ou tamanho errados são colocadas de parte. O resto do lote está pronto para ser embalado, em grandes sacos de plástico, colocados em quarentena até se concluir o controlo de qualidade.


Controlo

Durante a produção, os vários procedimentos de controlo de ajudar a garantir que tudo está no caminho certo. Após se finalizar a produção de cada preparação, as cápsulas ou comprimidos são cuidadosamente controlados em termos de peso, conteúdo, tempo de dissolução, etc.
Ao mesmo tempo, passamos por todos os documentos de controlo, mostrando que todos os procedimentos foram realizados conforme especificado. A produção de uma única preparação requer o preenchimento de, aproximadamente, 32 documentos diferentes.


Limpeza

No final da produção de cada preparação as máquinas são limpas, removendo efectivamente qualquer vestígio do produto anterior e prepara-se as máquinas para a próxima produção. O procedimento de limpeza é muito demorado. Na verdade, as rotinas de limpeza são muito aborrecidas, tendo em conta que pode demorar entre 6 e 24 horas a preparar uma única máquina para uma próxima produção.
Todos os procedimentos de limpeza na zona da produção são confirmados, desta forma a eficácia fica comprovada e nenhum ingrediente fica exposto a contaminação. A limpeza é devidamente controlada e documentada em listas.

Departamento de embalagem e de Inventário

Quando os diferentes produtos saem do Departamento de Qualidade, estão prontos para ser embalados. Após a produção ter sido finalizada, os comprimidos e as cápsulas são armazenados em grandes contentores no inventário, até estarem prontos a ser enviados. Uma quantidade razoável de comprimidos e cápsulas são retiradas desses contentores (para controlo), sempre que um novo lote está pronto para se colocar em caixas e enviar para os clientes de todos os países que vendem os nossos produtos.


Suplemento alimentar ou medicamento

Uma produção só pode ser dividida em diversas pequenas distribuições. Por exemplo, nos casos em que o mesmo produto está disponível em vários países ou em embalagens com dimensões diferentes.
Com alguns produtos pode haver regras diferentes, por isso dois produtos idênticos podem terminar como suplemento alimentar num país ou como medicamento noutro.

 

Acondicionamento higiénico

Todos os comprimidos e cápsulas da Pharma Nord são acondicionados em blisters higiénicos, prolongando a validade do produto após a abertura.


Inventário

Após os produtos serem embalados e libertados pelo Departamento de Qualidade, são transportados, em camiões, para os vários distribuidores e fornecedores de todo o mundo. Poderá encontrar suplementos alimentares e medicamentos da Pharma Nord à venda em mais de 45 países.
Os produtos da Pharma Nord são distribuídos, exclusivamente, em estabelecimentos com pessoal qualificado para informar os clientes. Desta forma, podemos oferecer as melhores condições para fazer as escolhas certas quando é preciso seleccionar o produto mais adequado.
A combinação de produtos documentados e de vendas exclusivas em farmácias e parafarmácias, que fornecem aconselhamento profissional aos consumidores, é a razão principal do sucesso e reconhecimento mundial da Pharma Nord.
Ao longo destes anos, a Pharma Nord ganhou vários prémios de organizações do sector e de organizações de consumidores de mercados diferentes.

Fabricado na Dinamarca

Todos os produtos da Pharma Nord são produzidos na nossa moderna fábrica de produção industrial, em Vojens. Quando falamos em "Fabricado na Dinamarca" é muito mais do que uma frase feita.. Os nossos produtos não são apenas cápsulas e comprimidos de fornecedores estrangeiros, que são embalados em caixas na Dinamarca. Todos os produtos são produzidos a partir do zero por mãos dinamarquesas. Os produtos são fabricados de acordo com a legislação em vigor na Dinamarca e estão sob controlo das autoridades sanitárias dinamarquesas.

Apoio ao cliente

Contacte-nos de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 18h00, através do telefone: (+351) 21 413 1130


 

 Pharma Nord - Rua Dr. António Loureiro Borges, nº 9 - 10º 1495-131 Algés - Portugal